sábado, 11 de junho de 2016

Quimioterapia vermelha! - Não é pra sempre tudo passa.




A temida quimioterapia vermelha, conhecida pelos efeitos colaterais mais terríveis do tratamento, mais cada organismo reage de uma forma diferente, você pode sentir alguns,  muitos ou poucos desses efeitos colaterais.
Os efeitos colaterais são: 

Enjoo, náusea, insônia, sonolência, dores nas articulações, cansaço, aftas, feridas, difícil cicatrização, diarreia, constipação, dor de cabeça, problemas visuais, falta de memoria, dormência, queda de pelos, tontura, fraqueza, infertilidade, dor no estômago.
Comigo foi horrível senti tudo e mais um pouco, a primeira vez que tomei pensei que só ia sentir um soninho, pois já sai de lá grogue de sono e o nariz parecia que tinhas tomado banho de piscina e entrado água no meu nariz, dai quando deu 16hs começou os vômitos sem parar era um atrás do outro, tive que ser socorrida e levar furada de novo no mesmo braço, porque no outro não podia porque tirei os linfonodos, ai já imagine, quantas furadas levei no decorrer do tratamento. Fiz quatro sessões da vermelha, cada uma pior que a outra, todas com vômitos e sendo socorrida, e na ultima fui furada 4 vezes porque as veias extraviavam, foi o terror. Você se senti em câmera lenta, cheia de remédios. Mais graças a Deus acabou.

Como amenizar esses efeitos?

-Muito suco de frutas e muita água
-Gelo pra amenizar os enjoos, picolé e sorvete pode crer que não passa mais ameniza muito.
Remédios para enjoo, eu tomei Vonal (mais esse me dava mais enjoo ainda, dai parei e a doutora receitou outro), Drammin (esse era ótimo pra me colocar pra dormir, pois tinha muita insônia), tinha outro remédio que era mais forte pra mim, mais pense como é caro. Não se mediquem sem antes falar com seu médico pois todos os que eu tomei tinha conhecimento de minha doutora.
                                              
Nos primeiros dias coma coisas leves, como sopas, caldinhos, digo isso por experiência própria, depois eu comia só coisas secas, comia bolacha, troquei a carne e o frango por ovos pois eram a única coisa que entrava, porque não podia comer muito sal, sofri muito até descobrir o que me sentia bem ou não, isso porque cada Quimioterapia Que eu fazia piorava mas as reações, o que pode funcionar comigo talvez não adiante com você, mais não custa nada tentar, eu ficava horas pesquisando na net pra achar alguma dica e muitas me serviram, já outras não.

- Ar condicionado, pense num calor terrível, ficar no frio é ótimo.
-Remédio pra dor de cabeça
-Remédio pra dores musculares
-Aftas; faça bocejo com bicarbonato de sódio, e depois de escovar os dentes sempre use      enxague bucal sem álcool.
-Amor de família, (tudo de bom!)
-Uma amiga bem astral pra conversar e fazer você sorrir bem muito, pra você esquecer a dor. (e como da certo viu!).

Alertando novamente que tudo que escrevi aqui é experiência minha, o que funcionou pra mim, pode não funcionar pra você, mais o legal é compartilhar nossas experiências e levar da melhor maneira possível, não é fácil o tratamento, só sabe quem passa por ele, mais o bom é que acaba e podemos estar aqui pra contar história e ajudar outros a amenizarem o processo. As coisas velhas já passaram eis que tudo se fez novo.
Tenha fé, a fé em Deus nos dar asas para sair do lugar dos apertos para os lugares mais altos das conquistas. Você vai vencer essa luta, acredite!  tem pessoas em situações pior que você e estão vencendo.
Tudo nessa vida tem um propósito. Você é benção de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário